Home Top Ad

 Aprenda Design sem sair de Casa!

4 Plataformas para você mesmo criar o Site da sua Empresa Grátis



Onde criar um site Grátis? 4 plataformas para você mesmo Criar o site da sua Empresa grátis.

Há 10 anos atrás, o Google já apontava a influência da internet na decisão de compra de 62% dos consumidores. Consultar e compartilhar informações online antes de uma compra, portanto, é um comportamento já muito comum no mercado. Assim possuir uma presença digital, mais do que um diferencial, é requisito para empresas que querem impulsionar os seus negócios.
Um bom posicionamento na rede fortalece a marca e desenvolve uma base de consumidores para os serviços ou produtos oferecidos. Por isso é evidente que as empresas começando a olhar para essa necessidade se perguntem onde criar um site.
A dúvida pode se dar pelo fato de que há muitos serviços que oferecem plataformas para a criação de páginas. Estas plataformas vão desde os modelos gratuitos até diferentes modalidades pagas. Cada alternativa possui seus próprios recursos, limitações e vantagens que podem se adequar ou não às suas necessidades.
Tudo isso nos leva de volta à nossa grande pergunta: afinal, onde criar um site? Qual é a melhor plataforma para isso? Listamos a seguir algumas opções para a sua empresa, apresentando as possíveis vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Wix
Para muitos profissionais, autônomos na vasta maioria, esta é atualmente uma boa plataforma para se criar um site. Trabalhar os layouts nesta ferramenta é simples, especialmente com as centenas de temas disponíveis para os usuários. Há também um banco de imagens gratuito disponível.
A preocupação com os celulares está presente, permitindo que as páginas sejam abertas em computadores e dispositivos móveis. Aqui você poderá criar não apenas blogs, mas também uma loja virtual para os seus produtos.
Entre os diferenciais está a possibilidade de programar newsletters a partir do Wix, recurso ausente em outras plataformas. No entanto, quem optar pelo plano gratuito talvez não perceba as vantagens do produto. A utilização de recursos é bastante limitada para esta versão. Mesmo empresas pequenas devem investir em uma assinatura se optarem pelo Wix. Até mesmo para ter direito a um domínio próprio. O valor a ser pago irá variar em função da quantidade de ferramentas disponibilizadas.
Apesar de ser fácil de usar esta ferramenta não é livre de problemas. Além das restrições, os planos mais básicos trazem anúncios indesejados. Quanto ao e-mail personalizado do seu domínio, este deve ser adquirido à parte. Outro problema é que depois de escolhido um tema ele não poderá ser alterado. Ainda, embora o Wix traga uma versão mobile do site, isto não é o mesmo que uma página responsiva. Tenha atenção a este detalhe na hora de determinar onde criar um site.
Acesse: https://pt.wix.com/
WordPress
Um dos nomes mais conhecidos do mercado quando o assunto é criação de sites. Não à toa é um dos serviços mais utilizados para esta finalidade. A versão gratuita não demanda nenhum conhecimento técnico, seja de HTML ou design propriamente dito. Em contrapartida o endereço obrigatoriamente trará em seu final o “wordpress.com”. Ainda assim o domínio personalizado poderá ser comprado em separado por quem não assina um plano.
Versões mais básicas também apresentam poucas possibilidades de customização. Outros problemas que os usuários gratuitos podem enfrentar são as propagandas. Apesar de ter se popularizado para a criação de blogs, as versões pagas do WordPress permitem criar lojas virtuais, portfólios e sites institucionais. Porém o e-commerce só está habilitado no plano negócios. Aqui falta um banco de imagens gratuito como o disponibilizado pelo Wix. Assim como o e-mail personalizado do domínio que não está disponível através do serviço.
O WordPress também possui a versão “.org”. Esta modalidade permite a customização total das páginas. Contudo exige conhecimento em HTML mesmo para as edições mais simples. Vale lembrar ainda que as despesas de hospedagem e domínio ficarão por sua conta neste caso. Considerados os custos, basta contratar um profissional ou agência que possa administrar o seu site. Mesmo porque o WordPress.org é uma plataforma totalmente gratuita.
Webnode
Esta ferramenta também é popular no mercado digital por conta da sua facilidade de uso. Além de possuir temas responsivos, o Webnode disponibiliza um acervo gratuito de imagens. A desvantagem é que comparado às outras plataformas os seus recursos são mais básicos. Sobretudo no plano gratuito as limitações podem ser um empecilho para uma empresa buscando se posicionar na rede.
Para quem deseja assinar a plataforma existem 4 opções de planos pagos. As possibilidades de personalização e controle aumentam consideravelmente de acordo com a alternativa de sua escolha. Como em outros serviços do gênero, quanto maior o valor da assinatura, mais ferramentas e recursos poderão ser utilizados. A  grande desvantagem a ser mencionada neste caso é que os pagamentos deverão ser feitos em dólar. A despeito disso, o valor convertido não ultrapassa a média dos concorrentes.
Ao assinar os pacotes Premium você poderá comprar o domínio de sua preferência por um ano também. Entre os recursos liberados pela assinatura está a possibilidade de páginas bilíngues. O direcionamento inicial dado para os novos usuários é outro atrativo do Webnode. Desde o início você encontrará aquilo que deseja construir, seja uma página pessoal, institucional ou loja virtual. Para empresas com foco em vendas os recursos de gestão dos pedidos podem ser uma mão na roda.

Onde criar um site?

Como dica final, faça um check in das seguintes ações antes de escolher a sua plataforma:
  • Se for possível, teste gratuitamente a plataforma antes de contratar um plano
  • Calcule se o espaço e a largura de banda disponíveis atendem ao que você precisa
  • Tenha sempre preferência por temas com versão mobile ou responsiva
  • Leve em conta a facilidade e flexibilidade da ferramenta
  • Empresas que desejam abrir lojas virtuais devem ter muita atenção à plataforma escolhida para não se verem limitados em suas atividades.
Verdade seja dita! Nenhuma plataforma dessas pode resolver por si só todos os dilemas e dificuldades de se criar uma página online. Assim sendo, a melhor plataforma para você criar um site é aquela que atenda às exigências do seu negócio e seu orçamento. Há opções para todos os tamanhos de orçamento e para todos os graus de conhecimento e necessidade. Analisando com cuidado prós e contras, determinar onde criar um site não será tão difícil.

4 Plataformas para você mesmo criar o Site da sua Empresa Grátis 4 Plataformas para você mesmo criar o Site da sua Empresa Grátis Reviewed by Design com Pipoca on 10:14 Rating: 5

Nenhum comentário