About Me

header ads

6 táticas de Como usar Whatsapp para vender

6 táticas de Como usar Whatsapp para Vender



É certo afirmar que todo mundo já aderiu ao WhatsApp como a ferramenta principal de comunicação. Ele se tornou muito mais presente do que a telefonia celular no dia a dia das pessoas. E essa adesão em massa tem chamado a atenção das empresas, interessadas em saber como usar o WhatsApp para vender.
Essa ferramenta, que também se mostrou um importante meio de comunicação entre clientes e empresas, pode se tornar um ponto estratégico essencial para melhorar o faturamento da sua empresa.
E se você acha que é muito difícil, se engana! Vamos te ajudar a vender muito mais pelo WhatsApp e ainda usar as atualizações dessa ferramenta a seu favor. Vamos começar?

As 6 táticas para usar o WhatsApp para aumentar as vendas:

1.Liste seus contatos

Antes de começar, você deve utilizar os contatos dos clientes de forma estratégica. Quando um cliente entrar em contato pelo WhatsApp, liste-o de forma segmentada. Por exemplo, se for alguém interessado em revender o seu produto, liste com um nome X. Agora, se o usuário já é seu cliente e está entrando em contato para saber de algum pedido ou alguma troca, liste-o com outro nome.
Peça permissão para salvar o contato do seu cliente na sua base de dados e alimente com constância essa base. Assim você terá outra ferramenta de vendas e de relacionamento importante no seu negócio.
Quando você salva o contato do cliente, você consegue ter um controle maior tanto dos hábitos do consumidor quanto de diversas informações que envolvem suas vendas. Qual a média de clientes que entra em contato pelo WhatsApp para trocar os produtos? Ou para comprar? Tudo isso pode ser usado a seu favor em outras estratégias, como divulgar promoções e oferecer descontos.
Se você tem um WhatsApp para o seu negócio que ainda não tem muitas pessoas entrando em contato, vale a pena você divulgar mais esse número nos meios nos quais a sua empresa está divulgando. Se tiver Facebook, Instagram ou site divulgue esse canal. Até mesmo durante o atendimento telefônico você pode já informar o número para o cliente. E à medida que os contatos forem aumentando, faça listas segmentadas pelo WhatsApp.

2. Crie promoções exclusivas no WhatsApp

Com as listas criadas por você anteriormente, ofereça promoções e descontos para os seus clientes. Através dessas listas, você vai saber quais clientes estão à procura de algum produto que está nessa promoção ou quais compram com constância.
Essas promoções devem ser exclusivas no WhatsApp, pois assim educa os clientes a enxergarem esse meio de comunicação como uma forma de conseguir comprar o que deseja. E, acima de tudo, não crie grupos. Sempre use listas de transmissão para se comunicar com o seu cliente.
Caso não saiba criar uma lista de transmissão, é simples. Vá às configurações e selecione listas. Tendo em mente as pessoas que você vai divulgar a mensagem, sua promoção fica mais assertiva. Por exemplo, se o contato estava apenas perguntando sobre a empresa, não tem muito resultado você divulgar a volta de um produto ao estoque. Agora, se o cliente compra muito de um mesmo produto e a categoria deste produto está em promoção, é uma oportunidade de você realizar mais uma venda por meio do WhatsApp.

3. Invista em um atendimento diferenciado.

Entender como usar WhatsApp para vender mais vai além de divulgar promoções, é um hábito que deve ser praticado sempre. Durante o atendimento ao cliente, interesse-se em realmente solucionar os problemas desse consumidor.
Seja tirando alguma dúvida ou explicando mais sobre o seu produto, tudo pode ser usado para aumentar a vontade de essa pessoa comprar o que você vende. Mas, acima de tudo, ouça o que está sendo dito e seja capaz de encontrar as oportunidades.
Prepare a sua equipe para oferecer soluções e criar uma experiência única para o seu cliente. Estimule sua equipe a levar para seus clientes as novidades do site ou o que acontece no mundo. Muitas vezes, especialmente quando o negócio é de roupas ou jóias, as grandes oportunidades de vender mais estão relacionadas às celebridades e as novelas. Incentive sua equipe a agregar valor ao cliente. Esse tipo de motivação pode refletir em várias vendas e clientes fidelizados.

4. Aposte em conteúdos interessantes

Hoje em dia o conteúdo é uma das principais maneiras usadas para alavancar vendas. E pelo WhatsApp não é diferente. Você pode tirar fotos bonitas e ainda gravar vídeos que mostrem melhor o seu produto. Esse tipo de ação pode ser interessante para fechar novas vendas com clientes mais antigos, ou seja, uma maneira de fidelização.
Os vídeos podem ser curtos e os dados sobre os hábitos dos clientes podem ser usados. Se for um cliente que compra um determinado produto e sua loja lançou um e-book com dicas de como usar essa peça no dia a dia, vale a pena indicar esse conteúdo para aumentar o engajamento do cliente.

5. Use o status a seu favor

O status é mais uma ferramenta usada na hora de divulgar o produto entre os seus clientes. Ao invés de elaborar mil estratégias sobre como usar WhatsApp para vender, você deve realizar o melhor trabalho com os meios que tem.
Você pode anunciar novidades, promoções, reposições e muito mais através do status do WhatsApp. É indicado que você faça isso com constância, pois assim terá o resultado esperado na sua base de contatos.

6. Cuide muito bem da sua imagem

É importante lembrar que possivelmente você estará concorrendo pela atenção e espaço na lista de conversas, às vezes quase infinita, que seu cliente mantém com os contatos dele. E quando o assunto é lista de contatos, vamos combinar que é bem incômodo manter uma conversa com algum contato cuja imagem de perfil não ajuda nada a identificar aquele contato. E advinha?! Seu cliente pensa o mesmo!
Por isso é importante que sua imagem de perfil ajude a identificar rapidamente que aquela mensagem vem do Whatsapp da sua empresa. Recomendamos usar o seu próprio logotipo para representar sua marca no Whatsapp. Fica mais profissional, prático e claro, tanto para quem recebe mensagens suas quanto para quem procura sua empresa via Whatsapp para enviar alguma pergunta ou solicitação.
O mesmo cuidado deve se estender para o design das suas publicações no Whatsapp. Falamos um pouco antes sobre o conteúdo ser uma importante ferramenta para usar o Whatsapp para vender mais. Só que é importante que conteúdo seja tratado com um conjunto de informação relevante e design atraente.
Pouco vale uma super promoção ou alguma notícia quente sobre algum lançamento se a aparência dessa mensagem é visualmente pobre, não atrai seu público ou passa uma ideia ruim sobre sua empresa. Como qualquer outro canal de divulgação, o Whatsapp também exige cuidado nos detalhes da comunicação, desde o texto à imagem.
As marcas que tem resultados sólidos de venda com o Whatsapp usam layouts para tornar os posts mais institucionais e visualmente interessantes. Posts que fazem os clientes não só abrirem a mensagem como também não apagarem sua conversa ou bloquearem seu contato da lista deles.

Postar um comentário

0 Comentários