Home Top Ad

 Aprenda Design sem sair de Casa!

Qual a Diferença entre o WiFi 2.4 e 5GHZ

Entenda as diferenças entre redes WiFi 2,4Ghz e 5Ghz. O que isso significa? Qual é a melhor? E o que são os roteadores Dual Band e Tri Band?



Quem comprou ou quer comprar um novo roteador, já deve ter notado que os melhores modelos oferecem redes 2.4 GHz e 5 GHz (também conhecidos como “roteadores dual band ou tri band”). Mas o que isso significa? Qual é a melhor? E, ainda, dá para usar as duas? Confira estas e outras respostas logo abaixo:

Primeiro, como funciona o Wi-Fi

Quando o assunto são redes sem fio (Wi-Fi), a escolha da banda e dos canais que o roteador oferece pode ter um grande impacto no desempenho da rede (leia-se, transmitir e receber sinais de rádio com rapidez e qualidade).
Explicando melhor, Rodrigo Paiva, gerente de produtos da D-Link, ensina que os sinais de rádio são ondas eletromagnéticas, parte do mesmo espectro eletromagnético que inclui luz e raios-x. Todas as ondas vibram a uma determinada velocidade ou “frequência”, medida em Hertz (Hz), sendo que um bilhão de Hertz equivale a um GigaHertz (GHz). As ondas de rádio são definidas como uma parte específica deste espectro, chamada de “banda de rádio”. Para evitar interferências entre diferentes usos da banda de rádio – rádios, TVs, GPS, comunicações de emergência – são divididos em “pedaços” menores, também conhecidos como bandas.

A Rede 2,4 GHz

A maioria dos dispositivos que emitem um sinal de rádio – roteadores e telefones sem fio, celulares e portões eletrônicos, entre outros – operam na faixa ISM. Esta banda foi isolada há décadas, porque tais dispositivos não precisam transmitir muito longe e (teoricamente) não interferem uns com os outros e não precisam ter uma frequência específica, como uma estação de rádio ou TV. A faixa ISM estende-se de 2,401GHz para 2,473GHz, mas as pessoas chamam a banda de 2,4 GHz.
Hoje, bilhões de dispositivos operam na banda de 2,4 GHz e, como resultado, causam muita interferência com dispositivos próximos de tipo ISM. Em um esforço para impedir que isso ocorra, o espectro de 2,4 GHz é dividido em 11 “canais” (bandas) menores. Em teoria, esses canais fornecem três faixas de frequência cujos sinais nunca se sobrepõem. Ou, para colocar de outra forma, três dispositivos de 2,4 GHz usando três canais diferentes nunca devem interferir um no outro.

A Rede 5 GHz

Felizmente, há outra opção: uma banda diferente conhecida como a Unlicensed National Information Infrastructure (U-NII), chamada também de banda de 5 GHz. Assim, um equipamento de rede sem fios dual band suporta 2,4 GHz e 5 GHz. Como os que usam padrão Wireless AC (802.11ac), que podem utilizar a banda de frequência mais alta para aproveitar canais adicionais que são menos propensos a interferências do que em 2.4GHz.
Se o seu roteador é dual band (trabalha simultaneamente com bandas 2,4 GHz e 5 GHz) ou mesmo tri band(trabalhando com um a banda 2,4 GHz e duas bandas em 5 GHz), você pode criar várias redes sem fio independentes ao mesmo tempo. Perfeito para aqueles que procuram maximizar o desempenho em uma configuração de rede doméstica.

Qual é a melhor?

Quando falamos de ondas de rádio como as usadas no Wi-Fi, quando você aumenta a frequência, consegue transferir uma maior quantidade de dados. Por isso, as bandas 5 GHz são sempre as mais rápidas, além de sofrerem menos com interferências de outros aparelhos.
Mas, como nem tudo são flores, uma particularidade das ondas de rádio faz com que, ao aumentar a frequência, ela perca em alcance. Assim, é comum que você note que os sinais da banda 2,4 GHz do roteador cheguem em pontos da casa onde o 5 GHz não consegue funcionar.
Então, ao testar, avalie a relação da performance (velocidade) que ambas as bandas conseguem entregar, mesmo quando o dispositivo está mais afastado. Mas, normalmente, é preferível usar sempre a rede em 5 Ghz. E, quando o alcance não for suficiente, procure instalar um repetidor com  e suporte para redes 5 GHz.

Na hora de comprar:

Com as informações acima, já fica mais fácil escolher o novo modelo. Ao começar a pesquisa, procure saber qual é o padrão usado pelo roteador. Os mais novos e mais potentes são o  Wi-Fi AC (também conhecido como 802.11 AC) e Wi-Fi AD (também conhecido como 802.11 AD). Este último, o “padrão Wi-Fi AD“, utiliza a frequência de 60GHz, que consegue atingir uma maior capacidade de transmissão, embora tenha um alcance menor e, então, seja pensada para dispositivos que estejam próximos uns dos outros.
Dependendo do tamanho da casa ou escritório, avalie se será necessário comprar repetidores para aumentar o alcance do sinal. Outra sugestão é pesquisar por kits de roteadores como o Google Wi-Fi, que são vendidos em conjuntos de 3 unidades (você também pode comprá-los separadamente), para montar uma uma rede Wi-Fi auto-organizada (Wi-Fi-SON ou Mesh Network, nos termos em inglês). Basta conectar 1 destes aparelhos ao modem e espalhar os demais pela casa, que a configuração é feita de forma automática, espalhando o sinal.
Qual a Diferença entre o WiFi 2.4 e 5GHZ Qual a Diferença entre o WiFi 2.4 e 5GHZ Reviewed by Design com Pipoca on 10:00 Rating: 5

Nenhum comentário